Main menu

'Nunca Vi Pessoas Tão Perto do Poder Compartilhando Fake News Assim', Diz Brian Winter

July 14, 2019

Brian Winter está preocupado. Entre as apreensões do americano, editor-chefe da revista Americas Quarterly, está o tabuleiro político do Brasil, que ele vem acompanhando com cuidado.

Em entrevista à coluna, Winter avisa que Jair Bolsonaro já ultrapassou Donald Trump em alguns predicados — “Nunca vi pessoas tão perto do poder compartilhando fake news assim” — e vê na progressão de pena de Lula para o regime semiaberto “a próxima grande crise do Brasil”.

“Uma grande parte da população vai ficar completamente louca”.

Um semestre após Bolsonaro fazer uma campanha eleitoral exaltada, quais são os riscos reais de seu governo?

Tanto em Washington quanto em Brasília as instituições têm resistido melhor do que eu pensava. Bolsonaro e Trump são líderes muito personalistas, com um claro desdém às instituições. É por isso que eles foram eleitos. O governo Bolsonaro tem sido mais caótico, desorganizado e afetado por divisões internas do que eu esperava. E o resultado disso é que eles ainda não foram capazes de gerar danos às instituições como o Supremo Tribunal Federal, ou o Congresso. Mas a ameaça ainda está lá. Só faz seis meses de governo. Se você olhar para outros países como Turquia, onde um líder forte realmente desmantelou instituições e sociedade civil, levou vários anos. Então, ainda é muito cedo para declarar vitória e dizer que as instituições e a democracia brasileira vão ficar bem...

Leia a história completa aqui.