Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Share

Nova edição da Americas Quarterly: o que Lula significa para o papel da América Latina 

A última edição da revista explora como o status global do presidente Lula pode beneficiar as Américas, ao mesmo tempo em que ele pode enfrentar dificuldades domésticas.

Nova York, 25 de abril de 2023—“Ame-o ou não, o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva marca um divisor de águas não apenas para o Brasil, mas para a América Latina como um todo”, escrevem os editores da Americas Quarterly (AQ) na nova edição da revista, focada no presidente Lula e no significado de sua liderança para a América Latina. “O lendário carisma de Lula e seu conhecimento subestimado sobre  política internacional podem ser ativos bem-vindos para o Brasil e para a região. Isso seria um legado a ser celebrado e seria algo positivo para toda a América Latina”. 

Na reportagem de capa da nova edição, Oliver Stuenkel escreve que Lula é “o único líder diplomático de peso da região e o líder latino-americano de maior visibilidade global de sua geração”. Stuenkel discute como a liderança de Lula pode influenciar prioridades regionais e globais, incluindo a Amazônia, a rivalidade EUA-China e oportunidades para mais comércio e investimento dentro da própria América Latina. Brian Winter entrevista o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, sobre as relações brasileiras com a China e os Estados Unidos, a necessidade de reforma multilateral e muito mais. Emilie Sweigart apresenta um retrato da política externa em 2023, acompanhando as prioridades nas relações externas em oito países, incluindo posições na Venezuela, nos Estados Unidos e na China, e fornece indicadores-chave relacionados ao comércio, clima e infraestrutura. Olga Pellicer analisa como a economia do México — a segunda a maior da região — foi cada vez mais voltada para dentro devido à relutância do presidente Andrés Manuel López Obrador em se concentrar nas relações exteriores. Susan Segal discute a posição única que Lula ocupa para liderar a região. 

Também nesta edição: 

  • Luisa Palacios e Diego Rivera Rivota fornecem uma visão geral de como  cumprir  compromissos de redução de emissões será uma tarefa crítica para a próxima administração no México. 
  • Um ano depois: Betilde Muñoz-Pogossian descreve a resposta da região à migração um ano após a Cúpula das Américas. 

A edição completa está disponível em americasquarterly.org. Veja o PDF

Para solicitar entrevistas com os autores ou permissão para publicação, entre em contato com o AS/COA Media Relations em mediarelations@as-coa.org.

Related

Explore