Share

O Bloco do eu sozinho

By Carla Jimenez e Denize Bacoccina

O Vice-presidente da AS/COA, Eric Farnsworth, comenta sobre o impacto no comércio mundial de uma possível Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento entre E.E.U.U. e a União Europeia.

Vem aí o maior acordo comercial do mundo: um superbloco formado por Estados Unidos e União Europeia. Solução para fortalecer a economia dos países ricos, o acordo deixa em evidência a falta de estratégia do Brasil para o comércio exterior.

Enquanto os brasileiros aproveitavam o samba no último dia de Carnaval, na terça-feira 12, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se apresentava ao mundo num ritmo bem diferente. Otimista com os sinais de retomada da economia americana, Obama usou o tradicional discurso sobre o estado da União, feito no Congresso, em Washington, para dar uma prévia do que pode ser um golpe de mestre para o comércio mundial e uma saída para a crise dos países ricos. “Esta noite anuncio que iniciaremos discussões sobre uma Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento com a União Europeia”, disse Obama. “Porque comércio livre e justo através do Atlântico daria sustentação a milhões de empregos americanos....”

Há sérias diferenças na área ambiental, nas regras financeiras e até mesmo nas políticas cambiais. Obama precisará do apoio do Congresso para levar o projeto adiante. Ricupero avalia que não se pode subestimar essas barreiras, nem assumir que o novo acordo é uma panaceia para a crise global. “É mais uma sinalização de que a liberalização do comércio é uma alternativa neste momento de crise em que o mundo ficou mais protecionista.” Na semana passada, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, manifestaram apoio à criação do superbloco. O especialista em relações internacionais Eric Farnsworth, vice-presidente do Conselho das Américas, de Washington, entende que a ênfase dada pelos líderes ao anúncio do namoro marca uma mudança de postura fundamental....

Ler o artigo completo aquí.

Related

Explore