Share

Como deveria ter sido o artigo de Lula ao NYT

By Brian Winter

Brian Winter da AS/COA sugere como o editorial que o ex-presidente brasileiro Lula da Silva publicou no The New York Times deveria ter sido escrito.

"Dezesseis anos atrás, o Brasil estava em crise; seu futuro era incerto. Os mercados estavam despencando porque temiam que eu fosse eleito presidente. Mas minhas posições —no passado radicais— haviam evoluído e eu tinha o sonho de transformar o Brasil em um dos países mais prósperos e democráticos do planeta.

Depois que triunfei nas urnas, minha Presidência foi no geral bem-sucedida. Reduzimos a pobreza a menos da metade, em apenas oito anos. O salário mínimo subiu em 50%. As receitas dos bancos e outras empresas dispararam. Ainda que haja quem o negue agora, a verdade é que quase todos os brasileiros prosperaram. Deixei o cargo com aprovação de quase 90%.

E então esse progresso foi interrompido. Como a maioria dos países, tivemos dificuldades para responder à crise financeira de 2007-8. A sucessora que escolhi, Dilma Rousseff, piorou as coisas. Ela não só era terrível na política como sabotou o 'tripé econômico' que trabalhei com tanto afinco para manter, lançando o Brasil a uma profunda recessão. Por sua gestão enganosa de nossas contas orçamentárias, o Congresso votou pelo impeachment de Rousseff em 2016. Embora isso fosse legal sob a nossa constituição, acredito que tenha solapado a estabilidade democrática, sem nada fazer para resolver nossos principais males.

Leia a história completa aqui.

Related

Explore