Brian Winter on Manhattan Connection

Share

Brian Winter no Manhattan Connection: As próximas eleições presidenciais no Peru

"É o país do mundo talvez mais afetado pela pandemia e é o país onde houve mais óbitos por capital", disse o vice-presidente de política da AS/COA.

Brian Winter, vice-presidente de política da Americas Society/Council of the Americas e editor-chefe da Americas Quarterly conversou com Raul Juste Lores, Eduardo Mufarrej, Caio Blinder e Lucas Mendes sobre as próximas eleições peruanas e outras questões na América Latina no programa Manhattan Connection.

"Eu acho que com o caso peruano primeiro temos que lembrar que é o país do mundo talvez mais afetado pela pandemia e é o país onde houve mais óbitos por capital, superando inclusive o Brasil e outros países do continente da América Latina", disse Winter. "Então isso quer dizer que uma sociedade com raiva que está procurando um candidato diferente.

Winter comparou as eleições do Peru às eleições de 2018 no Brasil.

"Tem uma certa antipolítica parecida ao que já vimos no Brasil do 2018 com circunstâncias um pouco diferentes mas talvez parecidas em algumas coisas, e acabaram com uma ballotage de um candidato de extrema-esquerda que é o Pedro Castillo…e por outro lado Keiko Fujimori que é a filha de um presidente autoritário dos anos 90", disse Winter. "Não sei se compararia com as eleições brasileiras do ano que vem só porque eu acho que se o candidato for o Lula por exemplo, ele é uma figura democrática. Tem os seus defeitos eu tinha criticado muito mas não tem essa visão antidemocrática como o que se vê talvez em ambos os candidatos no Peru".

Winter explicou que o Presidente Joe Biden dos Estados Unidos até agora evitou interagir pessoalmente com o Presidente Jair Bolsonaro. "Isso foi uma decisão intencional, eles queriam baixar a temperatura, evitar un confronto direto sobre o tema da Amazônia", disse Winter. "E até o momento acho que essa estratégia deu certo e houve uma mudança de tom por parte do governo brasileiro quanto à Amazônia. Houve conversas com o John Kerry, mas eu acho sinceramente que agora vem um periodo mais difícil... a Amazônia ainda é o eixo da relação bilateral".

Winter acrescentou que "esse tema da mudança climática para o governo Biden é chave, é super importante, eles vão pressionar o Brasil mais nos próximos meses".

Assista à entrevista.

Related

Explore