Untitled [Eu vi Cristo (I saw Christ)], n.d.

Untitled [Eu vi Cristo (I saw Christ)], n.d.

Share

Bispo do Rosario: All Existing Materials on Earth na Americas Society 

A mostra, que abre no dia 25 de janeiro, é a primeira individual do artista afro-brasileiro nos Estados Unidos.

5 de janeiro, 2023—Americas Society apresenta Bispo do Rosario: All Existing Materials on Earth, a primeira exposição solo nos Estados Unidos do artista afro-brasileiro Arthur Bispo do Rosario (n. 1909, Japaratuba, Brasil, d. 1989, Rio de Janeiro). Durante sua carreira, Bispo criou mais de 1,000 objetos de arte na Colônia Juliano Moreira, uma instituição psiquiátrica no Rio de Janeiro onde viveu a maior parte de sua vida. A exposição estará aberta na galeria da Americas Society em Nova York de 25 de janeiro a 20 de maio de 2023.

“Seu compromisso com sua arte foi resultado de um mandato, uma oferta e uma missão de replicar, catalogar e organizar o mundo ao seu redor”, diz a curadoria da exposição. "Sua produção incansável o ajudou a sobreviver às dificuldades de muitos anos de internação psiquiátrica."

Com curadoria de Aimé Iglesias Lukin, Ricardo Resende e Javier Téllez, em parceria com Tie Jojima, a exposição é organizada em colaboração com o Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro. Bispo do Rosario: All Existing Materials on Earth reúne as obras icônicas do artista, incluindo tecidos bordados à mão com elementos incorporados, esculturas de mídia mista e "Manto da Anunciação", sua obra de arte mais conhecida, criado por Bispo para ser usado no Dia do Juízo Final.

Bispo do Rosário nasceu em Japaratuba, no estado de Sergipe no Brasil, em 1909. Descendente de escravos, passou a juventude trabalhando como criado e servente e depois serviu na Força Naval do Brasil, que o demitiu por insubordinação. Em 1938, Bispo teve uma série de alucinações que o fizeram acreditar que havia sido enviado por Deus com a missão de reproduzir o universo. Após ser diagnosticado com paranóia esquizofrênica, foi preso e internado na instituição psiquiátrica Colônia Juliano Moreira, onde passou o resto da vida. Muito de seu trabalho reflete às artes folclóricas africanas de sua região natal e a sua fé cristã.

“A vida e obra de Bispo do Rosario nos leva a examinar as histórias de institucionalização e confinamento involuntário de pessoas consideradas doentes mentais”, dizem os curadores.

A obra de Bispo foi descoberta e exposta pela primeira vez em 1982, sete anos antes de sua morte, por Federico Morais, que também foi curador da primeira exposição individual de Bispo no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 1995, o trabalho do artista foi apresentado postumamente na Bienal de Veneza, onde sua arte foi amplamente reconhecida pela crítica de arte como vanguardista. Seu trabalho também apareceu em "The Encyclopedic Palace", a principal exposição coletiva/temática da 55ª Bienal de Veneza em 2013, e em A Tale of Two Worlds: Experimental Latin American Art in Dialogue with the MKK Collection 1940–1980s do MKK Museu em Frankfurt em 2018.

A exposição Bispo do Rosario: All Existing Materials on Earth será acompanhada da publicação de um livro de bolso em inglês pela instituição. Americas Society também apresentará uma série de eventos públicos em conjunto com a exposição.

Contato de imprensa: mediarelations@as-coa.org


Patrocinadores

Esta exposição recebe o apoio importante da Almeida & Dale Art Gallery.

A apresentação de Bispo do Rosario: All Existing Materials on Earth é possível, em parte, pelo National Endowment for the Arts, fundos públicos do Departamento de Assuntos Culturais da cidade de Nova York em colaboração com a Câmara Municipal e o Conselho de Nova York State Arts, com o apoio do Gabinete do Governador e do Legislativo do Estado de Nova York.

Apoio adicional vem da William Talbott Hillman Foundation, da New York Smart Family Foundation, do Cowles Charitable Trust, da Garcia Family Foundation e do Consulado Geral do Brasil em Nova York.

A Ternium Brasil também ofereceu apoio à exposição.

A Americas Society reconhece o generoso apoio dos colaboradores do Arts of the Americas Circle: Estrellita B. Brodsky, Virginia Cowles Schroth, Sharon Schultz, Emily A. Engel, Diana Fane, Almeida & Dale Gallery, Isabella Hutchinson, Carolina Jannicelli, Vivian Pfeiffer, Phillips, Gabriela Pérez Rocchietti, Erica Roberts, Sharon Schultz, Diana López e Herman Sifontes, e Edward J. Sullivan.

Related

Explore