Share

Como líderes locais estão ajudando a Amazônia

Três vozes líderes na conservação da Amazônia brasileira discutiram como o setor privado e a comunidade internacional pode ajudar neste momento de crise.

Panelistas

  • Flávio Dino, Governador do Maranhão 
  • Edmilson Rodrigues, Prefeito de Belém 
  • Tatiana Schor, Secretária Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas
  • Cecilia Tornaghi, Chefe de Redação, Americas Quarterly

Governos estaduais e prefeituras da Amazônia estão assumindo a liderança do trabalho de conservação e desenvolvimento econômico da região neste momento de crise. Em um evento da AS/COA e da Americas Quarterly, o  Governador do Maranhão, Flávio Dino, o Prefeito de Belém Edmilson Rodrigues e a Secretária Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas Tatiana Schor conversaram com a chefe de redação da AQ, Cecília Tornaghi, sobre as prioridades dos governos locais e como o setor privado e a comunidade internacional pode ajudar.

Dino diz que a sustentabilidade ambiental e sócio-econômica deve ser alinhada com as necessidades das comunidades locais da Amazônia. O caminho involve tecnologia e "infraestrutura verde", explica Dino. "O trabalho é das equipes dos nove estados. É um plano inter-federativo... e deve transcender os mandatos dos governos estaduais".

A dificuldade dos governos locais está na falta de dados do governo federal neste momento, diz Schor. Ela também explicou sobre a importância de criar planos que incluam a "bioeconomia de commodities", a produção de soja e gado na região. "O que a gente menos precisa no Brasil hoje é conflito no campo".
 

Related