O Liberal destaca a participação de artista brasileiro na exposição Amazonia Açu
O Liberal destaca a participação de artista brasileiro na exposição Amazonia Açu
"A mostra reúne 34 artistas e coletivos dos nove países que compõem a Pan-Amazônia", diz o jornal.
O artista, professor e pesquisador paraense Paulo Victor Santos Dias, mais conhecido como PV Dias, é um dos brasileiros que integra a exposição “Amazonia Açu”, em cartaz na Americas Society, em Nova York (EUA), entre 3 de setembro de 2025 e 18 de abril de 2026.
A mostra reúne 34 artistas e coletivos dos nove países que compõem a Pan-Amazônia, propondo um olhar plural e contemporâneo sobre a região, distante de simplificações e estereótipos.
Para isso, foram selecionadas mais de 50 obras produzidas a partir dos anos 1990: são pinturas, esculturas, vídeos, fotografias, cerâmicas e têxteis que celebram três décadas de produção artística e reafirmam a Amazônia como território de potência estética, cultural e simbólica.
Até alcançar esta reunião estética e social, foi necessário um amplo e árduo trabalho de curadoria, compartilhada por representantes dos países amazônicos: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Do Brasil, participam Keyna Eleison e o paraense Mateus Nunes, ao lado de nomes como Elvira Espejo (Bolívia), María Wills (Colômbia) e Grace Aneiza Ali (Guiana).Neste caleidoscópio artístico, PV Dias foi um dos selecionados da Amazônia Brasileira, com os maranhenses Gê Viana e Thiago Martins de Melo e o amazonense Hélio Melo.
PV Dias apresenta “Interior de Uma Casa”, um desenho que sobrepõe figuras de pessoas negras a uma paisagem urbana marcada por prédios e concreto. A obra dialoga com a pintura oitocentista “Interior de Uma Casa do Baixo Povo”, atribuída a Guilhobel, reposicionando corpos negros em escala monumental...