Índice CCC 2022 foto

Share

Índice CCC 2022 mostra relativa estabilidade nos esforços anticorrupção na América Latina

A quarta edição do Índice de Capacidade de Combate à Corrupção avalia a capacidade de 15 países latino-americanos de prevenir a corrupção.

22 de junho de 2022—Americas Society/Council of the Americas (AS/COA) e Control Risks, empresa de consultoria de risco global, apresentam o Índice de Capacidade de Combate à Corrupção (CCC) 2022, uma ferramenta analítica baseada em dados para avaliar a capacidade de países da América Latina para detectar, punir e prevenir a corrupção.

A quarta edição do Índice CCC mostra um quadro misto no combate à corrupção na América Latina durante o último ano. Alguns países demostraram resiliência, enquanto outros, incluindo os dois maiores países da região, México e Brasil, viram novos retrocessos nas principais instituições e no ambiente anticorrupção em geral.

“Para muitos cidadãos da América Latina, a corrupção ficou em segundo plano em relação a outras questões como a inflação e a luta contínua contra a Covid-19”, disse Brian Winter, vice-presidente de política da AS/COA. “Nesse contexto, alguns governos diminuíram o compromisso com os esforços anticorrupção. Mas outros seguem avançando no fortalecimento de instituições independentes – o que sabemos ser chave para prevenir a corrupção ao longo do tempo”.

Lançado pela primeira vez em 2019, a quarta edição do Índice CCC abrange 15 países da América Latina, que juntos respondem por quase 92% do PIB da região. Em vez de medir os níveis percebidos de corrupção, o Índice CCC avalia e classifica os países com base na eficácia com que são capazes de combater a corrupção. Países com pontuação mais alta são considerados mais propensos a ver atores corruptos processados e punidos.

O Uruguai é o país com a pontuação mais alta do Índice CCC 2022 (7,42/10). O Uruguai foi seguido pela Costa Rica (7,11), Chile (6,88), Peru (5,66), República Dominicana (5,19), Argentina (5,04), Panamá (4,96), Colômbia (4,87), Equador (4,82), Brasil (4,76), Paraguai (4,45), México (4,05), Guatemala (3,38), Bolívia (2,57) e Venezuela (1,63).

"No geral, a disposição e a capacidade dos governos de toda a região para combater a corrupção parecem ter parado por conta de outras preocupações mais imediatas", disse Geert Aalbers, sócio da Control Risks. "O ônus de promover um ambiente de negócios mais transparente, ético e sustentável está cada vez mais passando para as companhias".

O Índice CCC analisa 14 variáveis, incluindo a independência das instituições jurídicas, a força do jornalismo investigativo e o nível de recursos disponíveis para combater crimes de colarinho branco. O índice se baseia em extensas bases de dados e em uma pesquisa exclusiva conduzida com especialistas em combate à corrupção da Control Risks, do setor acadêmico, da sociedade civil, mídia e do setor privado.

Para obter os resultados e a metodologia completos, faça o download do Relatório do Índice CCC 2022.

Acompanhe a conversa no Twitter: @ASCOA, @Control_Risks e @AmerQuarterly | #CCCIndex

No dia 23 de junho, AS/COA realizará o evento “Latin America's Anti-Corruption Efforts—An Outlook for 2022”. Os panelistas serão Geert Aalbers, sócio da Control Risks, Mário Braga, analista sênior da Control Risks; Alejandra Soto, diretora associada da Control Risks; Valeria Vásquez, analista da Control Risks. A conversa será moderada por Brian Winter, vice-presidente de polític da Americas Society/Council of the Americas e editor-chefe do Americas Quarterly.

Inscreva-se para assistir ao evento.

Contato de imprensa: mediarelations@as-coa.org


Para agendar uma entrevista ou receber mais informações, entre em contato:

Pía Fuentealba
Gerente Sênior, Media Relations
Americas Society/Council of the Americas
pfuentealba@as-coa.org

Laure le Masson
Gerente de Marketing
Control Risks
laure.lemasson@controlrisks.com


A Americas Society/Council of the Americas é o principal fórum dedicado à educação, debate e diálogo nas Américas. Sua missão é promover a compreensão das questões políticas, sociais e econômicas contemporâneas da América Latina, Caribe e Canadá.

A Control Risks é uma empresa global de consultoria de risco que ajuda os clientes a construir organizações seguras, em conformidade e resilientes em uma era de risco e conectividade em constante mudança. Nossos especialistas em 34 escritórios ajudam os clientes a investigar irregularidades e resolver crises, fornecendo as informações e inteligência de que as empresas precisam para aproveitar oportunidades e crescer. Saiba mais em controlrisks.com.

Related

Explore