President Joe Biden and Brazil's President Luiz Inácio Lula da Silva. (AP)

President Joe Biden and Brazil's President Luiz Inácio Lula da Silva. (AP)

Share

A Guinada De Joe Biden, O Americano Petista

By Brian Winter

Biden é, provavelmente, o presidente mais ''petista'' dos Estados Unidos em pelo menos meio século, escreve Brian Winter da AS/COA para a revista piauí.

Quando o presidente Lula visitou a Casa Branca em fevereiro passado, Joe Biden acabava de proferir um dos discursos mais dramáticos e veementes de sua gestão. Em sua fala anual sobre o Estado da União, dirigida às duas casas do Congresso e assistida por uma audiência televisiva de 27 milhões de pessoas, Biden defendeu uma lista de prioridades com as quais os progressistas americanos sonham há décadas – que vai de muitos bilhões de dólares para combater as mudanças climáticas até um imposto mínimo sobre as grandes empresas.

“O capitalismo sem competição não é capitalismo”, disse Biden. “É exploração.” “Parabéns pelo seu discurso”, disse Lula a Biden três dias depois, quando os dois líderes se sentaram para conversar. “Se eu fizesse esse discurso no Brasil, seria chamado de comunista.”

Biden ficou surpreso: “Bem, não diga isso à imprensa!”, exclamou, com um sorriso, segundo o relato de uma fonte com conhecimento da conversa. Ambos riram e a reunião continuou. A brincadeira estava calçada numa realidade: com sua forte ênfase em sindicatos, política industrial, tributação das grandes fortunas e uso dos mecanismos do governo federal para direcionar setores-chave da economia, Biden é, provavelmente, o presidente mais, digamos assim, “petista” dos Estados Unidos em pelo menos meio século.

Leia o artigo completo.

Related

Explore