Donald Trump

Donald Trump. (Foto: Conta do X da Casa Branca)

Share

Estadão entrevista Brian Winter sobre a batalha comercial entre Estados Unidos e Brasil

By Aline Bronzati

"É importante que os setores privados de ambos os países se envolvam", diz o vice-presidente executivo da AS/COA.

O vice-presidente executivo da Americas Society e do Conselho das Américas (AS/COA), Brian Winter, considera a relação entre os Estados Unidos e o Brasil singular tanto na política quanto na economia.

Ele chama a atenção para fatores não vistos nas negociações comerciais da Casa Branca com outros países. Sob a visão política, Donald Trump demonstra interesse em impedir que o ex-presidente Jair Bolsonaro tenha um destino semelhante ao que ele próprio quase enfrentou. Na economia, como o Brasil “representa apenas cerca de 1% das importações dos EUA”, o efeito das tarifas na inflação é pequeno para conter o republicano. Por isso, a expectativa de repetição do comportamento apelidado de “TACO”, de que “Trump sempre amarela” (na tradução em português) pode gerar frustração.

Em entrevista exclusiva ao Estadão/Broadcast, o brasilianista, que viveu por cinco anos no Brasil e hoje se dedica a explicar o País para os norte-americanos e ao redor do globo, compara o contexto entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um jogo de pôquer em que “parece que todo mundo acha que vai ganhar”.

“E o problema é que pode ser um jogo em que todos perdem”, alerta Winter na entrevista. A seguir, os principais trechos:

Há expectativa de negociação entre Brasil e EUA. Mas, na prática, ainda não vimos avanços. Qual sua visão?

É como se os dois lados estivessem em um jogo de pôquer, empurrando suas fichas para o centro da mesa. Vejo pouca tentativa de desescalada. Parece que todo mundo acha que vai ganhar. E o problema é que pode ser um jogo em que todos perdem. Essa confrontação com o Brasil é, na minha visão, algo pessoal para Trump e, portanto, as regras do jogo são diferentes de outras conversas tarifárias...

Leia o artigo completo.

Related

Explore