Share

Busca de 'Biden brasileiro' para 2022 envolve estilo de campanha e programa econômico

"Biden é experiente, discreto…Isso tem apelo depois de um presidente como Bolsonaro", diz Brian Winter da AS/COA à Folha de S. Paulo.

Se Jair Bolsonaro é uma versão tropical de Donald Trump, então a derrota do presidente brasileiro na próxima eleição passa por encontrar (ou construir) um equivalente de Joe Biden no Brasil. O raciocínio passou a nortear políticos e estrategistas que discutem a formatação de candidaturas para 2022.

A corrida em busca de uma versão nacional do político que assumiu em janeiro o governo dos Estados Unidos pregando a reunificação nacional e o fim dos extremismos ganhou corpo nas últimas semanas em setores da centro-direita e da esquerda que querem brecar a reeleição de Bolsonaro (sem partido)…

Brian Winter, jornalista e analista político americano do Council of the Americas, também ressalta expectativas e frustrações que comparações com Biden podem gerar em relação às políticas econômicas americanas, já que no Brasil, analisa ele, há pouco espaço fiscal.

"A ironia é que o debate sobre Biden no Brasil está defasado, porque o apontam como símbolo de moderação, mas na prática ele não é", afirma o especialista, para quem a campanha de Biden teve esse tom, mas seu governo adota uma postura transformadora e mais à esquerda no país.​

De qualquer forma, Winter também vê Biden como um atrativo eleitoral. "Biden é experiente, discreto, sem graça na aparência e no comportamento. Isso tem apelo depois de um presidente como Bolsonaro. Certa faixa da população quer tranquilidade, não quer que a política apareça no seu dia a dia."​…

Leia o artigo completo.

Related

Explore