Share

#womenASCOA São Paulo:  Empoderando Mulheres em Mercados com Predominância Masculina

Líderes em setores como tecnologia e engenharia química falaram das dificuldades no setor privado para empresas promoverem igualdade entre homens e mulheres.

Panelistas

  • Fiamma Zarife, Diretora-Geral, Twitter Brasil
  • Fabian Gil, Presidente, America Latina, The Dow Chemical Company
  • Miguel Velandia, Vice-Presidente & Gerente Geral no Brazil, Medtronic
  • Adriana Carvalho, Gerente dos Princípios de Empoderamento Econômico, ONU Mulheres
  • Paula Ramos, Sócia, McKinsey & Company (moderadora)

A conferência da AS/COA em São Paulo que discutiu o empoderamento econômico das mulheres brasileiras começou com um painel que desmistificou estereótipos sobre mulheres trabalhando em setores dominados por homens, como tecnologia e engenharia química. Tanto Miguel Velandia, da Medtronic, quanto Fabian Gil, da Dow Chemical Company, concordaram que a diversidade trouxe melhores resultados para suas empresas. Gil avançou a afirmação com um exemplo concreto da Dow Chemical Company, contando que 40 por cento dos empregados e 60 por cento da liderança da empresa hoje (incluindo o time que reponde a ele) são mulheres.

Mas para que empresas cheguem a números como este e mulheres estejam em condição de igualdade em cargos de liderança e salário, ainda há muitos obstáculos, explicou Adriana Carvalho, da ONU Mulheres. Ela disse que enquanto mulheres jovens trabalhando nestes setores sentem falta de "role models" e acabam por assumir posições de apoio fora da linha de frente, as empresas precisam assumir a desigualdade de gênero como um problema para poder medi-lo e corrigi-lo. Fiamma Zarife disse que líderes no setor ainda sentem medo de políticas de ação afirmativa e contou sobre seu caminho profissional em empresas de tecnologia até chegar ao Twitter Brasil. Zarife falou de como a política de licença paternidade na empresa, assim como um diálogo que inclui homens e mulheres sobre a promoção da igualdade, beneficiam o Twitter ao recrutar novos talentos e aconselhou as mulheres na platéia a serem vocais e participarem mais em reuniões.



 

Related