São Paulo 2025: Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores
São Paulo 2025: Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores
"Na relação com os Estados Unidos, seguiremos insistindo na necessidade de separar as questões comerciais das questões políticas," diz o ministro.
Orador
- Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil
"De fato, é um momento sem precedentes", disse o chanceler Mauro Vieira na conferência do Council of the Americas na FIESP, ao falar do contexto atual das relações internacionais marcadas por conflitos armados, comerciais, e crises institucionais. No evento intitulado “O novo cenário global e o papel do setor privado nas relações Brasil-EUA”, Vieira falou a investidores e líderes do setor privado nos dois países e disse que "O governo do presidente Lula permanece inabalável no propósito de encontrar solução mutuamente satisfatória para as questões econômicas comerciais que envolvem os Estados Unidos."
Vieira citou dados da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos mostrando um superávit comercial de bens dos Estados Unidos com o Brasil de 7,4 bilhões de dólares em 2024, um aumento de 32 por cento em relação ao ano anterior. "É claro que o comércio continua crescendo e o déficit do Brasil em relação aos EUA continua aumentando. As alegações sobre supostas restrições do Brasil a produtos norte-americanos não procedem", disse Vieira.
Ele explicou que as medidas unilaterais dos Estados Unidos são "punitivas" e quebram o status do Brasil como nação privilegiada dentro dos acordos da Organização Mundial do Comércio e contradizem mais de 200 anos de boas relações e diálogo entre Brasil e Estados Unidos. "Na relação com os Estados Unidos, seguiremos insistindo na necessidade de separar as questões comerciais das questões políticas. Esse é o único caminho possível para que a situação presente possa encontrar solução satisfatória, e para isso, a atuação do setor privado brasileiro é essencial".