Durigan

Share

São Paulo 2025: Dario Durigan, Secretário Executivo do Ministério da Fazenda

O secretário-executivo da Fazenda falou da abertura de mercados e uma mesa de diálogo "com respeito" ao encerrar a conferência virtualmente.

Orador

  • Dario Durigan, Secretário-Executivo, Ministério da Fazenda, República Federativa do Brasil

"É preciso que a gente estabeleça aí uma mesa de negociação, um debate nacional respeitoso entre dois países soberanos," comentou Dario Durigan ao encerrar virtualmente a conferência do Council of the Americas na FIESP em São Paulo. Durigan expôs sobre o papel do comércio para a economia brasileira ressaltando a busca por diversificação durante as últimas décadas já que China, Estados Unidos, e a União Européia correspondem a 50 por cento das exportações do país. O secretário-executivo reafirmou a posição do governo brasileiro de que as medidas tarifárias norte-americanas não tem fundamento econômico, e que o Brasil acumula um déficit comercial com os Estados Unidos de 40 bilhões de dólares nos últimos 15 anos.

Durigan afirmou que o Ministério da Fazendo busca construir uma mesa de negociação "racional" com o governo dos Estados Unidos e que "como o embaixador disse, as duas maiores democracias do hemisfério ocidental, duas potências econômicas, têm uma história que devem honrar com diálogo e respeito mútuos nesse sentido".

Related