Share

Equidade e Inclusão Racial no Mercado de Trabalho Brasileiro - A Call to Action

A mesa redonda organizada com o apoio da Salesforce discutiu a urgência de estratégias concretas para empresas hoje no Brasil.

Panelistas:

  • Guibson Trindade, Gerente Executivo, Pacto de Promoção da Equidade Racial
  • Selma Moreira, Vice Presidente, Diversidade, Equidade e Inclusão, J.P. Morgan
  • Adriana Carvalho, CEO Brasil, Generation
  • Fernando Antunes Lopes, Gerente de Relações Governamentais, Salesforce (moderador)
  • Ragnhild Melzi, Vice Presidente, Americas Society/Council of the Americas

“Passou a época de discutir o racismo de maneira subjetiva. Agora estamos tratando o tema com dados e estatísticas”, disse Guibson Trindade, Gerente Executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial, na mesa-redonda promovida pelo Council of the Americas e com o apoio da Salesforce. No dia 1 de dezembro, líderes no campo da equidade e inclusão racial no Brasil participaram de uma conversa com foco em estratégias para aumentar a participação de minorias, especialmente da população negra, nos empregos de hoje e do futuro. Adriana Carvalho, CEO da Generation no Brasil, observou que a quebra de privilégios é um grande desafio, e que grandes empresas precisam falar do tema também em larga escala, de maneira pragmática, estabelecendo metas nas cadeias de valor das empresas.

Além de discutir estratégias e métricas aplicadas por empresas hoje, a conversa abordou a urgência do tema no Brasil. Selma Moreira, Vice-presidente de Diversidade, Equidade e Inclusão do J.P. Morgan, destacou que 33 milhões de pessoas no país estão em situação de insegurança alimentar – a maioria em famílias chefiadas por mulheres negras, mostrando que empresas tem que trabalhar para diminuir um "gap" que vai além de dificuldades de contratação no mercado de trabalho. Ela explicou que além da responsabilidade social, empresas e managers devem ser responsabilizados pelo progresso com seus compromissos. Moderando a mesa redonda, Fernando Antunes, Gerente de Relações Governamentais da Salesforce, compartilhou dados alarmantes de um estudo sobre igualdade racial no setor privado: apenas 18 por cento das empresas participantes da pesquisa concordam que  trabalhadores negros devem ser alta prioridade em treinamento de habilidades.

Related