Nova edição da Americas Quarterly: Brasil e o Caminho para a COP30
Nova edição da Americas Quarterly: Brasil e o Caminho para a COP30
A revista analisa como o país latino-americano tem uma chance única de liderar a próxima cúpula da ONU em Belém e concretizar a ação climática global.
Leia o comunicado de imprensa em inglês e espanhol
Nova York, 15 de julho de 2025—“Com mais de 40.000 participantes de quase 200 países esperados para a COP30 e eventos relacionados em Belém, não faltarão ideias de qualidade”, escrevem os autores da reportagem de capa da nova edição da Americas Quarterly. “Mas há uma proposta pronta para aproveitar ao máximo a localização única do evento, bem como o apoio do governo anfitrião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em suma, Belém é uma oportunidade de ouro para aumentar o foco mundial na restauração de florestas tropicais como a Amazônia — seja plantando árvores ou permitindo que a natureza se regenere.”

Beto Veríssimo e Juliano Assunção, codiretores da iniciativa Amazônia 2030, escrevem que a visão ultrapassada de considerar as florestas apenas como vítimas ou coadjuvantes da crise climática não funciona mais. A proteção e a restauração das florestas tropicais são centrais para a solução do problema, pois removem carbono da atmosfera e também podem trazer benefícios econômicos.

“O caminho está claro. A questão agora é se a COP30 conseguirá realizar as ações necessárias. O futuro das florestas tropicais—e do sistema climático global—pode depender disso”, concluem. Veríssimo também é o enviado especial do Brasil para Florestas na COP30 e Assunção também é o diretor executivo da Iniciativa de Política Climática/PUC-Rio.