AQ COP30 Cover

Esta ciclovia no Parque Estadual do Utinga é um dos muitos projetos em andamento antes da COP30. (Foto: Alessandro Falco)

Share

Nova edição da Americas Quarterly: Brasil e o Caminho para a COP30

A revista analisa como o país latino-americano tem uma chance única de liderar a próxima cúpula da ONU em Belém e concretizar a ação climática global.

Leia o comunicado de imprensa em inglês e espanhol

Nova York, 15 de julho de 2025—“Com mais de 40.000 participantes de quase 200 países esperados para a COP30 e eventos relacionados em Belém, não faltarão ideias de qualidade”, escrevem os autores da reportagem de capa da nova edição da Americas Quarterly. “Mas há uma proposta pronta para aproveitar ao máximo a localização única do evento, bem como o apoio do governo anfitrião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em suma, Belém é uma oportunidade de ouro para aumentar o foco mundial na restauração de florestas tropicais como a Amazônia — seja plantando árvores ou permitindo que a natureza se regenere.”

Image
Beto 2
Beto Veríssimo

Beto Veríssimo e Juliano Assunção, codiretores da iniciativa Amazônia 2030, escrevem que a visão ultrapassada de considerar as florestas apenas como vítimas ou coadjuvantes da crise climática não funciona mais. A proteção e a restauração das florestas tropicais são centrais para a solução do problema, pois removem carbono da atmosfera e também podem trazer benefícios econômicos.

Image
Juliano 2
Juliano Assunção

“O caminho está claro. A questão agora é se a COP30 conseguirá realizar as ações necessárias. O futuro das florestas tropicais—e do sistema climático global—pode depender disso”, concluem. Veríssimo também é o enviado especial do Brasil para Florestas na COP30 e Assunção também é o diretor executivo da Iniciativa de Política Climática/PUC-Rio.

Belém e seus desafios aguardam a COP 30

Image
Bruno Abbud
Bruno Abbud

Em outra matéria, o jornalista  Bruno Abbud escreve como o fórum não apenas destacará os desafios globais, mas também as realidades cotidianas da Amazônia. De Belém, Abbud explica o que está mudando—e o que não está—na cidade amazônica que se prepara para sediar a COP30.

Abbud analisa os efeitos que as mudanças climáticas e a construção para a cúpula têm sobre os habitantes da cidade. À medida que os preparativos prosseguem, Abbud mostra como a população de Belém está esperançosa, cautelosa e determinada a garantir que suas vozes não se percam em meio às promessas de progresso.

Image
Editor at Americas Quarterly
Emilie Sweigart

Uma Radiografia da Região Amazônica

A editora da AQ, Emilie Sweigart, apresenta gráficos detalhados com dados sobre todos os oito países da região pan-amazônica, incluindo o número de quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia registrados em cada um. Seus gráficos também mostram a extensão da mineração ilegal e os principais indicadores socioeconômicos da Amazônia brasileira, bem como da cidade de Belém.

Image
Susan Segal
Susan Segal

Os EUA não podem se dar ao luxo de ficar de fora da Cúpula do Clima do Brasil 

Nesta edição, Susan Segal, presidenta e CEO da Americas Society/Council of the Americas, escreve que a COP30 oferece à Casa Branca uma oportunidade de fortalecer sua liderança no Hemisfério Ocidental.

Também nesta edição: 

Cover

A edição completa está disponível em americasquarterly.org 

Veja o PDF. 

Para solicitar entrevistas com os autores ou solicitar permissão para publicação, entre em contato com o departamento de Relações com a Mídia da AS/COA pelo e-mail mediarelations@as-coa.org.