Brian Winter entrevista Tá na Roda de Jove Pan

Share

Brian Winter no Jovem Pan News: Que esperar do mandato de Javier Milei na Argentina

By Paulo Mathias

"Qual Milei será o próximo presidente da Argentina?" disse o vice-presidente de política da AS/COA.

O vice-presidente de política da AS/COA, Brian Winter, falou no Tá Na Roda da Jovem Pan News sobre a vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais da Argentina neste último domingo e o que esperar durante seu mandato.

Winter começou a entrevista comparando a atual situação econômica e política da Argentina com a situação do início dos anos 2000.

"E o desespero desse momento é comparável com o de agora e acho que por isso vimos essa vitória tão contundente do Milei hoje".

Além disso, Winter afirma que a questão sobre como Milei governará a Argentina ainda prevalece.

"A questão agora é qual Milei será o próximo presidente da Argentina? Será um Milei volátil da maioria da campanha que abraçou ideias inviáveis como a dolarização, ou será o Milei mais moderado um pouco mais pacífico que vimos durante o segundo turno acompanhado por figuras como Mauricio Macri e Patricia Burllrich? Não sabemos, mas vamos ter as primeiras pistas nas próximas horas", disse Winter.

Quando questionado sobre quão semelhante será o mandato de Bolsonaro à nova presidência de Milei em termos de seu relacionamento com o congresso e a região latino-americana, Winter expressou: "Esses paralelos entre Bolsonaro e Milei são reais. E essa ideia, essa hipótese de um Milei mais moderado que acabei de mencionar, é a mesma ideia, a mesma noção que ouvimos no 2018 quando muita gente achava que o Paulo Guedes ia controlar Bolsonaro, no final não foi bem assim. [...] Então não está nada claro. Ao mesmo tempo eu estive em Buenos Aires em agosto e tive a oportunidade de ver todos os candidatos de perto. Eu vi uma certa humildade em Javier Milei, uma vontade de ouvir, que eu não sei se vi em outros candidatos parecidos como Trump e Bolsonaro".

Os entrevistados continuaram perguntando a Winter se esse vislumbre de esperança poderia talvez chegar também aos EUA, ao que Winter afirmou que ele acredita regularmente que tudo o que acontece na política nos EUA não reflecte necessariamente o que está aconteçendo na região, mas que desta vez pode não seja o caso. Além disso, Winter afirmou que Milei se beneficiaria se tivesse Trump na Casa Branca no próximo ano porque "seria um contexto global e regional muito mais fácil para ele".

Por fim, Brian Winter expressou que há uma diferença entre Bolsonaro e Milei.

"Para Bolsonaro, eu acho que a economia nunca foi a parte mais importante. O Bolsonaro se empolgava muito mais com as chamadas guerras culturais. O Milei é economista. Ele passou a sua vida inteira pensando sobre economia. E não sei se isso é bom ou ruim neste momento, mas pelo menos é uma diferença importante", concluiu Winter.

Assista a entrevista.

Related

Explore