Share

Bolsonaro perdeu 'oportunidade de ouro' na ONU com discurso 'belicoso' para agradar base, dizem analistas

By Nathalia Passarinho e Paula Adamo Idoeta

"[Bolsonaro] acabou fazendo um discurso belicoso, que pega bem com sua base," disse Brian Winter, da ASCOA, sobre o discurso do Presidente do Brasil na ONU.

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia-Geral da ONU, nesta terça-feira (24/9), não responde a anseios internacionais por mais proteção à Amazônia e pode acirrar mais as relações com outros países e investidores estrangeiros, afirmam quatro especialistas em relações internacionais brasileiras ouvidos pela BBC News Brasil...

O brasilianista Brian Winter, editor-chefe da publicação Americas Quarterly, acredita que "Bolsonaro perdeu uma oportunidade de ouro de acalmar o mundo na questão da Amazônia. Poderia ter dito 'entendemos que (o desmatamento) é um problema, estamos cuidando disso e cabe a nós resolver'. Mas acabou fazendo um discurso belicoso, que pega bem com sua base, mas incita a comunidade global, com repercussões ruins para o Brasil e sua economia."

Winter diz que, em conversas recentes com diferentes investidores, tem escutado que suas decisões relacionadas a investimentos no Brasil estão em compasso de espera.

"Mesmo os investidores que não têm elo com a questão ambiental temem três coisas: o risco a sua reputação [pela polêmica em torno da Amazônia]; o risco de a economia brasileira não crescer o bastante; o temor de que os ruídos políticos não parem nunca", diz...

Leia a história completa.