Rubens Ometto Silveira Mello. (Foto: Paula Abreu Pita)

Rubens Ometto Silveira Mello. (Foto: Paula Abreu Pita)

Share

Americas Society homenageia o presidente Luis Lacalle Pou e o empresário Rubens Ometto

O presidente do Uruguai e o empresário brasileiro receberam a insígnia de ouro e a medalha de ouro da Americas Society na festa da primavera de 2023.

Read in English. | Lea en español.

Nova York, 14 de junho de 2023—A Americas Society concedeu a Insígnia de Ouro ao Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e entregou a Medalha de Ouro ao empresário brasileiro Rubens Ometto Silveira Mello, Presidente dos Conselhos de Administração da Cosan, Raízen, Compass Gás e Energia, Comgás e Rumo.

Eles receberam os prêmios no 41º  gala de primavera de 2023 da organização, realizada na terça-feira, 13 de junho, no Cipriani 25 Broadway, em Nova York. 

“Cada um de nossos homenageados realizou muito e forneceu a liderança necessária em um mundo cada vez mais desafiador. Esta noite é particularmente importante porque estamos homenageando um líder do setor privado e um líder do setor público - destacando a necessidade de liderança e cooperação entre os setores público e privado como o caminho para o sucesso e a oportunidade”, disse a presidente e CEO da Americas Society/Council of the Americas (AS/COA), Susan Segal

“Honramos o presidente Lacalle Pou com a mais alta honraria da organização por sua excelente liderança e visão do Uruguai. Em um momento em que nossa região enfrenta desafios incríveis, o Uruguai é um verdadeiro modelo de democracia e progresso econômico, não apenas para a América Latina, mas para o mundo”, disse o presidente do conselho de diretores da AS/COA e presidente e CEO da AES, Andrés Gluski

"Sinto-me muito orgulhoso e honrado por estar com vocês esta noite", disse o presidente Lacalle Pou, após receber o prêmio, que disse ser para o povo uruguaio. O presidente também mencionou um acontecimento ocorrido em 1989, quando seu pai fazia campanha para a presidência do país e o povo aplaudia. "Minha mãe disse ao meu pai 'eles não te aplaudem pelo que você fez, mas pelo que eles acham que você vai fazer'. Então, estou honrado com este prêmio, pensando no que ainda podemos fazer."

Mello foi premiado com a Medalha de Ouro por sua destacada liderança como um dos líderes empresariais mais importantes e impactantes do Brasil e do Hemisfério, tornando-se um ator-chave na transição energética global, inovando constantemente e defendendo a sustentabilidade e a democracia ao longo de sua carreira. 

“É uma honra estar aqui nesta casa fundada por este gigante, David Rockefeller, e que celebra a amizade entre os dois hemisférios do continente americano. Uma casa que promove os princípios do livre comércio, da iniciativa privada e da democracia—que são tão caros a nós brasileiros e a mim em particular”, disse Mello ao receber a Medalha de Ouro. “Hoje eu recebo esse reconhecimento com muita gratidão no coração, e muito amor pela minha família — que sempre me apoiou — e pelo meu time da Cosan, a minha segunda familia".

Os homenageados anteriores da Insígnia de Ouro  incluem Michelle Bachelet, Fernando Henrique Cardoso, Mauricio Macri, Lenín Moreno e Iván Duque. 

Os ganhadores anteriores da Medalha de Ouro, concedida pela primeira vez em 1977, incluem David Rockefeller, Miguel German Velasco, Cesar Alierta, Luis Almagro, Alexander P. Bulgheroni, Fernando Henrique Cardoso, Gustavo A. Cisneros, Carlos Cruz-Diez, Oscar de la Renta, Antonio of the Valley, Gina Ten Muddy, Jamie Dimon, Laurence D. Fink, Charles Fountains, Bruce Flatt, Henry Churches, Muhtar Kent, Andronicus Luksic, Thomas F. McLarty, III, Manuel Medina Mora, Luis Alberto Moreno, Stanley A. Motta , Peter Munk, Patricia Phelps of Cisneros, Brian J. Porter, William R. Rhodes, Luis Carlos Sarmiento Angle, Robert Egydio Setubal, Mario Vargas Llosa, Lawrence H. Zambrano, Ernesto Zedillo, Pilar Arosemena of German, Eduardo Eurnekian, Albert Bourla e Marcelo Clare.

Veja as fotos do evento. (Crédito: Paula Abreu Pita)

Sobre os homenageados: 

Luis A. Lacalle Pou, Presidente da República Oriental do Uruguai, é um político uruguaio e membro do Partido Nacional. Nasceu em 11 de agosto de 1973. Iniciou sua carreira política no Departamento de Canelones, pelo qual foi eleito Deputado Legislativo em 2000 e reeleito para as seguintes legislaturas: 2005–2010 e 2010–2 Em 2014, foi eleito Senador da República para o mandato 2015-2020. Durante os anos de 2011 e 2012, presidiu a Câmara dos Deputados; em 2013 foi candidato presidencial pelo Partido Nacional, e disputou as eleições internas em 2014. Nessa época, foi eleito candidato presidencial para representar o Partido Nacional nas eleições nacionais de outubro de 2014 e também no segundo turno, em novembro do mesmo ano. Foi senador da República de 2015 a agosto de 2019. Em 30 de junho de 2019, foi eleito candidato pelo Partido Nacional para concorrer às eleições nacionais do ano e posteriormente, em agosto de 2019, Lacalle Pou renunciou ao cargo no Senado para se dedicar à campanha eleitoral. Em outubro de 2019, o Partido Nacional era o segundo partido político mais votado e, tendo Lacalle Pou como líder, disputou o segundo turno com a Frente Ampla em novembro. Para a votação de segundo turno entre os dois partidos, o Partido Nacional formou uma coalizão de diferentes grupos políticos, o que resultou na vitória do Partido Nacional, tornando Luis Lacalle Pou o presidente dos uruguaios. Ele assumiu o cargo em 1º de março de 2020. Lacalle Pou formou-se advogado pela Universidade Católica do Uruguai em 1998. É casado com Lorena Ponce de Leon, com quem tem três filhos: Luis, Violeta e Manuel. 

Rubens Ometto Silveira Mello é Presidente dos Conselhos de Administração da Cosan, Raízen, Compass Gás e Energia, Comgás e Rumo, além de acionista controlador das empresas. O Sr. Mello possui mais de 30 anos de experiência na gestão de empresas de grande porte e nas áreas administrativa e financeira. Antes de ingressar na Cosan, o Sr. Mello foi Assessor da Diretoria do UNIBANCO - União de Bancos Brasileiros S.A. de 1971 a 1973 e, de 1973 a 1980, foi diretor financeiro das Indústrias Votorantim S.A. É formado em engenharia de produção mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1972). Um dos mais atuantes empresários do setor do agronegócio, também é conselheiro da UNICA - Federação das Indústrias da Cana-de-Açúcar do Estado de São Paulo, além de membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) desde 2015. Rubens Ometto Silveira Mello foi eleito Engenheiro do Ano pelo Instituto de Engenharia em 2006, Empreendedor do Ano em 2010 pela revista Dinheiro, Homem do Ano em 2013, em Londres, pela Câmara de Comércio Brasil Reino Unido, Homem do Ano em 2014, em Nova York, pela Câmara de Comércio Brasil USA e Ferroviário do Ano pela Revista Ferroviária, em 2016.

Contacto de imprensa: mediarelations@as-coa.org