Susan Segal

Share

Susan Segal para o Estadão: A mulher precista dizer 'estou pronta'

By Aline Bronzati

"A paridade de gênero leva a decisões melhores porque você tem perspectivas diferentes", diz presidente e CEO da AS/COA para a mídia brasileira.

Apesar de 2024 ser o maior ano eleitoral da História, o único país onde é certo que terá avanço em paridade de gênero é o México, onde duas mulheres concorrem pela presidência. Por outro lado, o setor corporativo é um "desastre absoluto", diz a presidente da Americas Society/Council of the Americas (AS/COA), Susan Segal, em entrevista exclusiva ao Broadcast.

Com larga experiência no setor financeiro e corporativo, ela comanda a AS/COA há 20 anos. A instituição, localizada em um edifício histórico na 680 Park Avenue, em Nova York, é considerada a casa da América Latina nos Estados Unidos. Conhece a região como poucos e diz que nunca esteve tão otimista como agora. Mas, quando o assunto é paridade feminina, ainda vê muito trabalho pela frente. Abaixo, os principais trechos da entrevista:

Broadcast: Pesquisas mostram um cenário menos pior em termos de desigualdade de gênero, mas a participação das mulheres na liderança seja ela corporativa ou política ainda continua aquém. Qual a sua visão?

Susan Segal: O México é um bom exemplo e alcançou a paridade de gênero no setor público. Isso ocorre em parte porque há uma citação implícita de que as mulheres precisam ser colocadas em cargos no setor público. Precisamos de mulheres no Congresso, ministras. Mas, no setor privado, é um desastre absoluto. Esse ano será transformador porque haverá uma mulher presidente no México e acho que isso têm um enorme impacto. Temos uma mulher na presidência do Peru, de Honduras, na vice-presidência da Argentina, no ministério do Interior no Chile.

Broadcast: O que tem motivado esses avanços?

Segal: As pessoas não estão fazendo isso para garantir a paridade, mas porque você tem um governo melhor, assim como nos negócios é possível ter um resultado melhor com mais diversidade. A paridade de gênero leva a decisões boas e melhores porque você tem perspectivas diferentes. Acho muito interessante ver como o setor público realmente se uniu a isso. O setor privado precisa avançar também.

Broadcast: E quanto ao Brasil?

Segal: O Brasil tem um monte de mulheres ministras. Eu me reuni com a ministra da Cultura [Margareth Menezes]. Ela é extraordinária. E as pessoas pensam que o ministério da Cultura é suave, mas não é. O ministério da Cultura regula a indústria da mídia. Esse é um grande negócio. E a Simone Tebet [ministra do Planejamento]. Há muitas mulheres poderosas. Também me encontrei com a ministra das Mulheres [Cida Gonçalves]. Acho que estamos começando a ver em vários países mais mulheres no setor público, e espero que isso impulsione o setor privado…

Leia a entrevista completa.

Related

Explore