Brian Winter em entrevista à Folha de S.Paulo sobre a captura de Maduro pelos EUA
Brian Winter em entrevista à Folha de S.Paulo sobre a captura de Maduro pelos EUA
"O desenrolar vai determinar as relações de Washington na região pelos próximos anos", diz o vice-presidente da AS/COA.
A invasão da Venezuela pelos Estados Unidos no último sábado (3) foi o primeiro capítulo do retorno de Washington como poder policial regional, afirma o brasilianista americano Brian Winter.
"O que estamos realmente vendo é o retorno do Corolário Roosevelt. Esta é uma referência a Theodore Roosevelt, que afirmou, nos anos 1900, que os EUA não apenas rejeitariam a presença de potências extra-hemisféricas, que era a Doutrina Monroe, mas também agiriam como um poder policial regional para garantir a estabilidade", diz Winter, que é também editor-chefe da revista Americas Quarterly.
Segundo ele, essa foi a filosofia predominante de Washington durante a maior parte dos últimos 200 anos. "No longo arco da história e política externa dos EUA, essa forma de pensar é muito comum", afirma. "Os 35 anos desde o fim da Guerra Fria foram a exceção."[...]
Antes de sábado, fazia quase 40 anos que os EUA não invadiam um país na América Latina. Como a operação vai repercutir na região?
Acho que esta foi a decisão mais importante e arriscada que Washington tomou na América Latina em mais de 35 anos, desde as guerras da América Central e a invasão do Panamá nos anos 1980. O desenrolar vai determinar as relações de Washington na região pelos próximos anos. Pode impactar eleições domésticas, pode criar oportunidades para algumas empresas multinacionais, mas complicações para outras. A aposta de Trump é que Delcy Rodríguez será melhor para os interesses dos EUA do que Maduro...