The Capacity to Combat Corruption Index

Share

AS/COA e Control Risks lançam novo índice que avalia a capacidade de combate à corrupção dos países latino-americanos

Em vez de analisar os níveis de percepção da corrupção, o CCC Index avalia e classifica países de acordo com sua capacidade de combater a corrupção.

A Americas Society/Council of the Americas (AS/COA) e a Control Risks, consultoria especializada em avaliação de risco, anunciam o lançamento do índice Capacidade de Combater Corrupção (CCC Index), uma nova ferramenta que avalia o poder de países latino-americanos para descobrir, punir e impedir a corrupção.

Em vez de analisar os níveis de percepção da corrupção, o CCC Index avalia e classifica países de acordo com sua capacidade de combater a corrupção. Em países com uma pontuação mais alta, as chances de se ver corruptos processados e punidos são maiores. O CCC Index analisa 14 variáveis, incluindo fatores como a independência de instituições judiciais, a força do jornalismo investigativo e o nível de recursos disponíveis para combater o crime do colarinho branco.

O índice se baseia em vários bancos dados e em um questionário exclusivo  a especialistas em anticorrupção da Control Risks, do mundo acadêmico, da sociedade civil, da mídia e do setor privado.

A edição inaugural do CCC Index inclui Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Peru e Venezuela. Juntos, esses países representam quase 90% do PIB da América Latina e do Caribe.

“Uma onda anticorrupção tem varrido a América Latina nos últimos cinco anos, colocando figuras poderosas na cadeia e influenciando eleições. O CCC Index é uma ferramenta comparativa para entender melhor esse fenômeno e destacar por que alguns países tiveram maior sucesso em enfrentar o problema da corrupção sistêmica ”, afirma o diretor-sênior de políticas públicas da AS/COA Roberto Simon, .

O país com a maior pontuação geral no CCC Index 2019 é o Chile (6,66 de 10). Isso significa que é o país com maior probabilidade de agentes envolvidos em corrupção serem descobertos, punidos e dissuadidos. Na sequência, aparecem Brasil (6,14),  Colômbia (5,36) e Argentina (5,33) em empate virtual, Peru (5,17), México (4,65), Guatemala (4,55) e, no último lugar, Venezuela (1,71).

De acordo com o sócio sênior da Control Risks, Geert Aalbers, o CCC Index oferece a empresas um olhar mais amplo e sofisticado dos desafios de compliance na América Latina. “As empresas estão interessadas em saber se países estão bem preparados para combater a corrupção e como, na prática, estão fazendo isso.”

O CCC Index mede como os países da América Latina lidam com corrupção e foi desenvolvido para ser analisado em conjunto com outros índices sobre corrupção. "Com o tempo, os níveis mais altos de combate à corrupção na região levarão empresas a investigar as irregularidades e investir mais em medidas de compliance, que acabarão por reforçar a criação de um ambiente de negócios mais transparente", acrescentou Aalbers.

Metodologia
A pontuação geral é  derivada de três subcategorias --capacidade jurídica (I); democracia e instituições políticas (II); e sociedade civil, mídia e setor privado (III) – as quais agrupam as 14 variáveis analisadas.

Capacidade Jurídica
independência e eficiência do Judiciário
Independência e eficiência das agências anticorrupção
Acesso à informação pública e transparência do governo
Independência e recursos para procuradores e polícia
Nível de conhecimento e recursos disponíveis para combater a criminalidade de colarinho branco
Qualidade da instrumentos de leniência e colaboração premiada
Nível de cooperação internacional para investigações

Democracia e Instituições Políticas
▪ Qualidade e aplicabilidade da legislação de financiamento de campanhas
▪ Processo legislativo e decisório
▪ Qualidade geral da democracia

Sociedade Civil, Media e Setor Privado
• Mobilização da sociedade civil contra a corrupção
• Melhoria da educação
• Qualidade da mídia e jornalismo investigativo
• Comunicação digital e mídias sociais

O Índice CCC será atualizado anualmente, acompanhando a evolução dos países no campo da anticorrupção.

Para obter os resultados completos e a metodologia, baixe o <2019 Relatório do CCC Index (em inglês)>.

###

SOBRE

A Americas Society / Council of the Americas é o mais importante fórum dedicado ao diálogo, pesquisa e educação nas Américas. Sua missão é contribuir para um melhor entendimento de temas políticos, sociais e econômicos que enfrentam países da América Latina, Caribe e Canadá. Saiba mais em as-coa.org.

A Control Risks é uma consultoria global especializada em gestão de riscos que ajuda seusclientes a construir organizações seguras, resilientes e em conformidade, em uma época em queriscos e conectividade estão em constante mutação. Nossos especialistas espalhados em 36 escritórios ao redor do mundo ajudam os nossos clientes em investigações internas, gerenciamento de crises, e obtenção de inteligência e informação para que eles possam explorar as oportunidades de mercado e crescer. Saiba mais em controlrisks.com

Related

Explore