6 figures in sequence

Lydia Okumura, The Appearance, 1975.

Share

Americas Society apresenta a arte da diáspora asiática na América Latina e no Caribe

A exposição se concentra no trabalho e nas experiências dos artistas de ascendência asiática nas regiões.

The Appearance: Art of the Asian Diaspora in Latin America & the Caribbean

De 4 de setembro a 14 de dezembro de 2024

22 de agosto, 2024 — Em 4 de setembro de 2024, Americas Society inaugurará The Appearance: Art of the Asian Diaspora in Latin America & The Caribbean, a primeira exposição na cidade de Nova York a focar na produção artística da diáspora asiática nas regiões desde a década de 1950 até o presente.

Centrando-se na arte contemporânea e do pós-guerra, a exposição apresenta o trabalho de vinte e nove artistas de quinze países que trabalham numa variedade de meios artísticos, incluindo pintura, escultura, performance, fotografia e vídeo. The Appearance aborda as experiências e trajetórias artísticas, historicamente ignoradas, de pessoas e coletivos da diáspora asiática na América Latina e no Caribe, situando-nas em histórias transnacionais mais amplas. A mostra abrange os significados múltiplos e inter-relacionados incorporados na noção de appearance (um termo em inglês cujo sentido engloba as ideias de aparição, aparecimento, aparência).

Dos atos de aparecer e tornar-se visível—incluindo diferentes tipos de aparições—à ideia de impressões e semelhança física, os artistas da mostra enfrentam as complexidades de negociar a (in)visibilidade, revisitar e refazer arquivos e histórias familiares, e envolver e reconfigurar práticas espirituais. Concebida como uma aparição em si mesma, esta exposição entende a diáspora como uma experiencia encarnada e como um conceito intelectual, reforçando a importância política do posicionar-se como sujeito da diáspora para abordar os silêncios históricos.

The Appearance contribui para uma reflexão mais ampla sobre a relação entre a produção artística e as histórias de racialização nas regiões, abrindo espaços para diálogos que atravessam as fronteiras nacionais.

A exposição inclui obras de artistas como Kazuya Sakai na Argentina, Albert Chong na Jamaica, Wifredo Lam em Cuba, Mimiam Hsu na Costa Rica e Tomie Ohtake, Mario Ishikawa e Tikashi Fukushima no Brasil.

Com curadoria de Tie Jojima e Yudi Rafael, esta exposição "mobiliza appearance como uma estrutura aberta cuja elusividade é sintomática das condições das experiências diaspóricas asiáticas e cujos significados e simbolismos potenciais estão em constante negociação e transformação", disseram os curadores.

Para acompanhar a exposição, a Americas Society apresentará uma série de programas públicos e também publicará um catálogo.


Patrocinadores:

The Appearance: Art of the Asian Diaspora in Latin America & the Caribbean é possível graças ao generoso apoio da Mitsubishi Corporation (Américas). Apoio adicional é fornecido pelo Departamento de Assuntos Culturais da Cidade de Nova York, em parceria com a Câmara Municipal, o Conselho de Artes do Estado de Nova York, com apoio do Gabinete do Governador e do Legislativo do Estado de Nova York para a exposição e programação relacionada, Cowles Charitable Trust, Japan Foundation, Instituto Guimarães Rosa, Carolyn Hsu-Balcer e René Balcer, e Garcia Family Foundation. Com apoio de transporte da Galeria de Arte Almeida & Dale.

A Americas Society agradece o generoso apoio dos membros do Arts of the Americas Circle: Amalia Amoedo, Almeida e Dale Galeria de Arte, Estrellita B. Brodsky, Virginia Cowles Schroth, Emily A. Engel, Isabella Hutchinson, Carolina Jannicelli, Diana López e Herman Sifontes, Antonio Murzi, Gabriela Pérez Rocchietti, Marco Pappalardo e Cintya Poletti Pappalardo, Carolina Pinciroli, Erica Roberts, Patricia Ruiz-Healy, Sharon Schultz e Edward J. Sullivan.