Share

Peru passa de coadjuvante a nova estrela dos Andes

By Daniel Carmona

Investir em novas oportunidades de negócios é o melhor a fazer para continuar a transformação social no Peru, aponta Susan Segal Presidente e CEO da AS/COA.

 

São Paulo - Palco de guerra civil, ditadura, hiperinflação e pobreza, o Peru desempenhou, até o fim do século passado, o papel de mero coadjuvante entre as economias da América Latina.

 Nos últimos anos, porém, a adoção de um modelo de livre mercado, com menos barreiras comerciais, mais proteção ao investidor estrangeiro e uma série de acordos bilaterais, permitiu ao país andino virar a página e entrar em um inédito período de prosperidade.

Com crescimento médio de 7% ao ano de 2003 a 2013, o Peru se transformou em um dos mercados mais dinâmicos do continente, atraindo a atenção de empresas brasileiras. Em dez anos, o número de companhias brasileiras no Peru subiu de seis para 70....

 Outro desafio para os peruanos —talvez o maior de todos — é a redução da pobreza. Na zona rural e nas encostas dos Andes mais da metade da população ainda vive abaixo da linha de pobreza. Os 6 000 dólares de PIB per capita anual dos peruanos é um indicativo do longo caminho que ainda falta trilhar — esse valor é metade da média brasileira.

“A transformação social é algo que está claramente em curso no Peru, mas precisa continuar intensamente por mais duas ou três décadas”, diz Susan Segal, presidente da Americas Society and Council of the Americas, órgão sediado nos Estados Unidos que monitora a evolução social dos países latino-americanos.

“Investir em novas oportunidades de negócios é o melhor a fazer nessa direção.” Está aí uma recomendação que vale também para o Brasil....

Ler o artigo completo aquí.

Related

Explore