Share

"Situação fiscal precisa de mais transparência", diz diretor da S&P

By Talita Fernandes

O diretor da Standard & Poor’s, Sebastián Briozzo, disse numa conferência da AS/COA em São Paulo que embora sua nota foi rebaixada, o Brasil manteve o grau de investimento.

 

Em evento realizado na manhã desta terça-feira em São Paulo, o diretor de rating soberano da Standard and Poor’s (S&P) em Buenos Aires, Sebastián Briozzo, disse que o país precisa ter mais transparência na condução da política fiscal. O anúncio acontece um dia após a agência de classificação de risco ter rebaixado a nota de crédito do Brasil, de BBB para BBB-. O diretor participou do "Latin American Cities Conference Brasil: O que esperar dos próximos quatro anos", evento promovido pela America Society, em São Paulo.

"Para um analista externo, a transparência no objetivo da meta é muito mais importante do que a meta em si. O nível da meta tem outros fatores importantes para pesar, como a atividade econômica. O governo tem espaço maior para mudar o tamanho da meta", comentou Briozzo.

Ele disse ainda que o governo precisa deixar claro qual o papel dos agentes ligados ao setor fiscal, como os bancos públicos, fato que não estaria muito claro para os analistas estrangeiros. O uso dos bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar a economia foi um dos alertas feitos pela S&P no comunicado divulgado na noite de segunda....

Leia mais do artigo aquí.

Related

Explore