Share

Faltam reformas para que o país cresça, avalia agência de risco

By Felipe Vanini

O director da Standard & Poor’s, Sebastian Briozzo, citou na conferência da AS/COA a necessidade de mudar a área fiscal e previdenciária do Brasil para atingir níveis maiores de investimento.

Um dia após a agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) rebaixar a nota de crédito da dívida do Brasil de BBB para BBB -, o seu diretor de ratings soberanos, Sebastian Briozzo, afirmou em um evento do Conselho das Américas, realizado nesta terça–feira, em São Paulo, que o país deveria se engajar em reformas fiscais, de tributos e na previdência para atingir níveis mais altos de crescimento e de investimento. “É surpreendente como as pessoas se aposentam cedo aqui. A sociedade brasileira precisa discutir se vai continuar pagando pelo déficit que isso [aposentadoria precoce] cria”, disse ele.

Briozzo também afirmou que metas de superávit primário do país deveriam ser mais claras. “Para nós [S&P], não importa tanto a meta percentual ano a ano, mas como esse resultado faz parte de uma estratégia de longo prazo e como ele é perseguido”, ele disse.

O comentário do diretor da S&P foi uma resposta às especulações de que as consecutivas mudanças feitas pelo Governo na meta de superávit, somadas à piora qualitativa na contabilidade da equipe econômica, especialmente no final de 2013, seriam as razões do rebaixamento, junto com a ingerência na área energética....

Leia mais deste artigo aquí.

Related

Explore