Share

Consequências da ação sobre Lula dividem brasilianistas

By Henrique Gomes Batista

Brian Winter, da AS/COA  diz que os próximos dias serão fundamentais para definir o futuro político do país depois da detenção do ex-presidente Lula da Silva.

Pesquisadores que analisam o Brasil acreditam que a ação da Polícia Federal envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode causar mudanças grandes no país. Entre as possibilidades está o fim do PT, um recrudescimento da luta política nas ruas e até uma ameaça às instituições democráticas, um processo parecido com o que viveu a Venezuela há alguns anos. Brasilianistas têm sido cada vez mais procurados por americanos para explicar o momento brasileiro….

… Brian Winter, vice-presidente de Política da Americas Society/Conselho das Américas, diz que os próximos dias serão fundamentais para definir o futuro político do país. Ele teme um aumento da intolerância e da violência nas ruas, com consequências nefastas:

— É preocupante ver organizações e pessoas arriscando os avanços institucionais do país, como acusar de perseguição política algo que se refere a uma investigação de corrupção ou exagerar do outro lado. Isso pode levar a uma perigosa perda de conquistas importantes, trilhar um caminho que foi feito pela Venezuela. O Brasil ainda está muito distante do país de Maduro, mas temos que lembrar que, nos anos 1980, a Venezuela era um dos países mais desenvolvidos e democráticos da região — disse….

Leia o artigo completo aqui.

Related

Explore