Share

Brasil pode ser afetado por alta na taxa de juros

By Claudia Trevisan

"Pode haver oportunidade de ampliação de parcerias econômicas e comerciais entre Estados Unidos e o Brasil," comenta Eric Farnsworth da AS/COA.

O Brasil esteve ausente da campanha eleitoral americana e está bem distante do topo da lista de prioridades do presidente Donald Trump, o que pode ser um bom sinal após uma campanha marcada por ataques ao México e à China. Mas o País poderá sofrer consequência indiretas do provável aumento do protecionismo nos EUA e de uma eventual elevação da taxa de juros em razão da prometida expansão de investimentos em infraestrutura.

“Haverá uma negligência benevolente, em que o Brasil não despertará interesse, mas não será alvo de ações hostis”, avalia o brasilianista Matthew Taylor, professor da American University e membro do Council on Foreign Relations. Segundo ele, haverá um endurecimento dos Estados Unidos em relação a México, Cuba e Venezuela, o que poderá ampliar a distância ideológica entre Washington e a América Latina como um todo. “O relacionamento com a região será mais antagônico do que em anos recentes....”

Eric Farnsworth, vice-presidente do Conselho das Américas, avalia que haverá continuidade das políticas do governo Obama na relação bilateral. “Creio que pode haver oportunidade de ampliação de parcerias econômicas e comerciais.”

Peter Hakim, presidente emérito do Interamerican Dialogue é mais cético. “Não vejo como o Brasil poderá ser relevante e não espero que muita coisa seja feita antes da eleição do sucessor de (Michel) Temer.”

Ler o artigo completo aquí.

Related

Explore