Share

BID diz que Brasil está preparado contra a piora do cenário externo

By Marta Watanabe

O Brasil tem situação fiscal relativamente confortável disse aos participantes da conferencia "O Novo Cenário Econômico Brasileiro" promovida pela AS/COA em Sao Paulo, o Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Luis Alberto Moreno.

Luis Alberto Moreno, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), disse nesta quinta-feira durante evento em São Paulo que as medidas anunciadas ontem pelo governo federal são muito importantes.

Ele também ressaltou a solidez fiscal do Brasil e disse que, em sua avaliação, o país tem que evitar pensamentos fatalistas, pois está preparado para enfrentar a deterioração do cenário externo.

Ainda sobre o pacote de concessões de rodovias e ferrovias divulgado ontem, ele lembrou que os investimentos em infraestrutura sempre sofreram cortes em momentos de ajuste de despesas no Brasil, o que gerou perda de capacidade nessa área. 

Numa análise mais ampla da situação macroeconômica brasileira, Moreno disse que o momento não é para extremos, seja o de euforia de períodos anteriores ou o de fatalismo que pareceu emergir nos últimos meses. Ele lembrou que o otimismo pós-crise de 2009 não se concretizou, principalmente no cenário internacional.

Hoje sabemos que a recuperação após 2009 não é uma corrida de cem metros rasos, mas sim uma maratona. Para ele, porém, o Brasil tem situação fiscal relativamente confortável e destacou o resultado primário em torno de 3% do Produto Interno Bruto (PIB), junto a um déficit de transações correntes financiado pela entrada de investimentos diretos.

Moreno ressaltou também a redução da taxa de juros reais como iniciativa positiva e de sucesso. Temos que evitar o pensamento fatalista de que o Brasil é afetado por movimentos exógenos. O Brasil está preparado para enfrentar a deterioração do cenário externo....
 

Por favor clique aqui para acessar o artigo completo

Related

Explore