Share

O México está na moda em Wall Street

By Gustavo Chacra

O Vice-presidente de AS/COA Eric Farnsworth opina sobre como o México continua superando o crescimento do Brasil após a desaceleração da economia brasileira no primeiro semestre deste ano.

O Brasil pode ter sido o país da moda da América Latina nos mercados internacionais nas temporadas de 2010 e 2011. Desde o primeiro semestre deste ano, porém, com a desaceleração da economia e a ausência de reformas importantes, os brasileiros começaram a ficar ultrapassados. A nova estrela de Wall Street e dos investidores passou a ser o México, até pouco tempo atrás visto como uma nação de traficantes e assassinatos na fronteira com os Estados Unidos.

Com um novo presidente (Enrique Peña Nieto tomou posse ontem), a economia mexicana deve superar a brasileira em crescimento pelo segundo ano seguido. O país, embora ainda associado ao narcotráfico, conseguiu se transformar em um destino atraente para investidores e indústrias estrangeiras. Até 2018, os mexicanos devem se transformar nos maiores exportadores para os EUA, superando China e Canadá, com 16% do total....

"A sensação de fascínio com o Brasil, especialmente no primeiro semestre de 2011, depois de termos crescido mais de 7% no ano anterior, aos poucos vai se dissipando", afirmou ao Estado Marcos Troyjo, diretor do BRICLab, da Universidade Columbia, em Nova York. "As pessoas exageraram na história brasileira de sucesso. As expectativas foram muito elevadas", acrescenta Eric Farnsworth, do Council of the Americas.

O Brasil, para Saenz, do Mihuko Bank, sofre com uma "imagem protecionista no mercado, enquanto o México está integrado à cadeia produtiva mundial". De acordo com Troyjo, do BRICLab, "o Brasil tem uma política industrial de substituição de importação 2.0". Já o México, como lembra Farnsworth, "busca a inovação nas suas indústrias".

Farnsworth ressalta, porém, que o México em alguns pontos ainda está atrasado, necessitando de reformas na área de energia, por exemplo, já feitas pelo Brasil....

Please click here to read more on this article.

 

Related

Explore