Share

São Paulo 2017 video: Painel sobre a visão de Wall Street sobre o Brasil

Especialistas discutiram aspectos positivos e negativos do Brasil para investimento estrangeiro. 

Panelistas:

  • José Berenguer, CEO, Brazil, Banco J.P. Morgan Brasil
  • Gonzalo Fernandez, Managing Director, Partners Group
  • Matheus Villares, Managing Director, Temasek Brasil
  • Rodolfo G. Spielmann, Managing Director, CPP Investment Board
  • Francisco Cestero, Partner, Cleary Gottlieb Steen & Hamilton (moderador)

O painel que deu título à conferência do Council of the Americas em São Paulo, "Brasil sob a Perspectiva de Wall Street", abordou a complexidade do abiente para investimentos no país. O Brasil não é um país “óbvio” para investir, disse Gonzalo Fernandez, diretor da Partners Group. “Vocês imaginam a complexidade de explicar para um suíço o que acontece no Brasil?” disse Fernandez.

José Berenguer do Banco J.P. Morgan Brasil mencionou dados do BNDES e World Economic Forum que indicam que o Brasil possui as piores infraestruturas dos mercados emergentes. Sobre aspectos positivos do Brasil para Wall Street e para o mundo, Rodolfo G. Spielmann da CPP Investment Board apontou que o país possui instituições fortes, usando o exemplo do combate à corrupção, o que torna o país atrativo para investimento a longo prazo. Matheus Villares da Temasek Brasil também mencionou aspectos positivos como a riqueza de recursos do país, e disse que, apesar de tudo, o Brasil continua um país funcional.

Villares falou sobre como a operação Lava Jato criou um vácuo por causa das grandes empresas envolvidas na investigação, mas disse que isso é positivo para empresas pequenas que podem ganhar espaço no mercado.

Related